LECH-GEIC

Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador

Wed Sep 04 09:46:22 BRT 2013

Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita

Thaize de Souza Reis, Deisy das Graças de Souza, Julio César Coelho de Rose

O presente estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que teve por objetivo avaliar a eficácia de um programa informatizado para o ensino individualizado de leitura e escrita e sua efetividade quando implementado em escolas, pelas próprias professoras. O estudo foi conduzido com 64 alunos que não estavam aprendendo a ler e escrever na sala de aula e que mostraram ausência de leitura em uma avaliação de pré-teste. Foi utilizado um delineamento de grupo em que o Grupo Experimental (N=38) foi exposto ao programa de ensino de leitura (uma sequência de 17 passos de ensino intercalados com 15 passos de avaliações periódicas), e o Grupo Controle (N=26) a um programa similar, mas que ensinava somente relações entre palavras ditadas e figuras. Os escores de leitura e de ditado no pós-teste foram acurados e significativamente maiores no Grupo Experimental. Os resultados replicaram e estenderam os resultados de laboratório, o que permite sugerir o emprego do programa de ensino como uma atividade suplementar ao currículo escolar para ensinar alunos que apresentam dificuldades com os procedimentos convencionais de sala de aula.

This study is based on a software designed under the conceptual framework of stimulus equivalence; it is a computerized program for one-on-one teaching of reading and writing focuses on conditional relations between printed words, dictated words and pictures. Additional teaching trials include matching printed syllables to dictated syllables. The assessment of the program in laboratory settings has shown that it is very effective in promoting the emergence of reading and dictation-taking skills. The present study is part of a broader research on the feasibility and efficacy of the teaching program; its specific goal was to evaluate its efficacy when implemented in school settings by the school’s staff. Sixty-four students participated. They were not able to learn how to read and write in the classroom and a pre-test evaluation showed hat they did not read single words. The study used a group design. The Experimental Group (N=38) was exposed to the program (a sequence of 17 teaching units interspersed with 15 assessment units). The Control Group (N=26) was exposed to a similar program, except that the task just required matching pictures to dictated words and naming the pictures. Reading and writing scores on the post-test were accurate and significantly higher for the Experimental Group. These results replicate and extend the findings of previous studies in laboratory settings, thus recommending the teaching program as a remedial tool that could be useful in supplementing the school efforts to teach students who fail under conventional procedures.

Reis, T.S., de Souza, D.G., & de Rose, J.C. (2009). Avaliação de um programa para o ensino de leitura e escrita. Estudos em Avaliação Educacional, 20 (44), 425-450.

Download: 03-1534.pdf

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