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Gerenciador de Ensino Individualizado por Computador

Wed Sep 04 10:05:07 BRT 2013

Avaliação do ler e do escrever de surdos pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Veronica Aparecida Pereira, Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu

A utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na educação dos surdos é assegurada por lei, mas sua adoção em políticas educacionais requer uma adequação nas modalidades de estímulo e de resposta adotadas. Esse estudo buscou caracterizar o desempenho do ler e do escrever em quatro alunos surdos, usuários de Libras em fase de alfabetização. A avaliação ocorreu por meio de tarefas de seleção, sinalização e escrita, por um procedimento de avaliação e de ensino usualmente adotado com crianças ouvintes. Os resultados replicaram dados observados com crianças ouvintes: satisfatório para as relações de cópia e discriminação de identidade entre figuras e estímulos gráficos; dificuldades nas relações de leitura e ditado. Os dados evidenciam que os alvos de investimento para a programação de condições de ensino do ler e do escrever em aprendizes surdos requerem adequações mais em relação à modalidade da comunicação do que em procedimentos de ensino.

Pereira, V. A., & Almeida-Verdu, A. C. M. (2012). Avaliação do ler e do escrever de surdos pela Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Psicologia: Teoria e Prática, 14, 15-27.

Download: 13-193823800002.pdf

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